1921-2021 Izabel Moreira 100 anos de vida

HOMENAGEM HONROSA – IZABEL MOREIRA
 
        NO DIA 28 DE SETEMBRO DE 1921, HÁ CEM ANOS ATRÁS, NASCE NA COMUNIDADE VILA CAETANOS, UMA CRIANÇA BATIZADA E REGISTRADA POR NOME DE IZABEL MOREIRA DE SOUZA, FILHA DE JOÃO MOREIRA DE SOUZA E MARIA DE JESUS MOREIRA.
         A PROLE COMPUNHA-SE DE SETE DESCENDENTES PRIMÁRIOS, SENDO QUATRO HOMENS, E TRÊS MULHERES. DESSA PROLE, APENAS DUAS FILHAS NÃO GERARAM FAMÍLIA, DENTRE ESSAS, IZABEL MOREIRA. 
         O DESTAQUE DA HOMENAGEM HONROSA, É PARA TRAZER À MEMÓRIA AQUILO QUE NOS DÁ ESPERANÇA NO FUTURO, QUE É A EDUCAÇÃO E A SAÚDE, DE UM POVO QUALQUER.
         FATO É QUE,  A SENHORA IZABEL É APOSENTADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE, COMO A PRIMEIRA PROFESSORA DA COMUNIDADE ONDE NASCEU, VILA CAETANOS, QUE POSTERIORMENTE PASSOU A SER CONHECIDA, COMO CAETANOS.
          AOS QUE SE DISPUSERAM, E FORAM MUITOS, ELA FOI A PRIVILEGIADA PELO ATO GLORIOSO DE ALFABETIZAR, OU SEJA, ABRIR OS OLHOS DO OUTRO, DO PRÓXIMO, DO VIZINHO DE PERTO E DE LONGE, PARA O MUNDO ENCANTADO DO B-A-BÁ. QUEM NÃO SABE LER, É COMO QUEM É CEGO. 
           FOI A OPORTUNIDADE QUE A COMUNIDADE VILA CAETANOS TEVE DE CONHECER O PROCESSO INICIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, CONHECENDO O ALFABETO, JUNTANDO AS LETRAS, SOLETRANDO AS SÍLABAS E DESCOBRINDO AS PALAVRAS. 
            ISSO É ENXERGAR!
            NA RELAÇÃO HISTÓRIA E ÉPOCA, NÃO HAVIA ESPAÇO FÍSICO DESTINADO PARA UMA PRÉ- ESCOLA NA COMUNIDADE, ENTÃO, COM A INTERVENÇÃO DO IRMÃO CAÇULA, ANTÔNIO MOREIRA SOBRINHO, JUNTO À PREFEITURA DA CIDADE DE BEBERIBE, FOI FEITO DA SALA DE VISITA DA SUA HUMILDE CASA, UMA SALA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A PEQUENA COMUNIDADE. E A ÚNICA EXIGÊNCIA PARA FAZER PARTE DO PROJETO, ERA QUERER SER ALFABETIZADO, TENDO IDADE MÍNIMA PARA FREQUENTAR UMA SALA DE AULA. MUITOS ADULTOS FORAM SEUS ALUNOS, ALGUNS, QUEM SABE JÁ NÃO ESTEJAM ENTRE NÓS. QUANTOS PASSARAM POR SUA CARTLHA!            
            ELA TAMBÉM FOI COLETORA DE SANGUE, PARA TESTE DA MALÁRIA. COM UMA MALINHA EM AÇO INOX, LÂMINAS DE VIDRO E AGULHAS, FURAVA O DEDO DOS MORADORES DA VILA, PARA COLHER O SANGUE NAS RESPECTIVAS LÂMINAS E NELAS POR O ESFREGAÇO DAS PLAQUETAS, A FIM DE   TESTAR POSITIVO OU NEGATIVO, PARA A DOENÇA DA ÉPOCA.  QUE HISTÓRIA E QUE MISSÃO!         
            REALIDADE DE HOJE, É QUE AOS CEM ANOS, A SENHORA IZABEL É SOBREVIVENTE DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, REAL, AINDA QUE POUCO CONHECIDA. EM 1975, TRANSFERE SEU LUGAR DE HABITAÇÃO DA COMUNIDADE CAETANOS PARA A CIDADE DE BEBERIBE, ONDE RESIDE ATÉ HOJE, NA RUA CORONEL BIÁ, 218, NA COMPANHIA DE SEU IRMÃO CAÇULA E CUIDADA POR SUA SOBRINHA, FRANCISCA MOREIRA.
             SUA MISSÃO, DADA POR DEUS, FOI CUMPRIDA COM DEDICAÇÃO E RESPONSABILIDADE.   
             CONCLUINDO A HOMENAGEM E COMUNICADO, AOS QUE DESCONHECEM O CONTEÚDO AQUI EXPOSTO, IZABEL MOREIRA E O IRMÃO CAÇULA, ANTÔNIO MOREIRA SOBRINHO, QUE DIA 05 PASSADO COMPLETOU 93 ANOS, RECEBEM ESSA HOMENAGEM E GRATIDÃO DA FAMÍLIA, COMO SENDO OS DOIS RESPONSÁVEIS INDIRETOS E PRIVILEGIADOS PELO PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE, NA VILA CAETANOS, MAIS CONHECIDA NA ATUALIDADE COMO COMUNIDADE CAETANOS, LOCALIZADA A 10 KM DE BEBERIBE.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Homicídio brut#l no IJF Fortaleza 23/04/2024